Agende uma consulta online ou entre em contato por telefone

13 3022-0292

Preencha todos os campos

Escolha opções de horário para agendar sua consulta

Nossas atendentes irão confirmar a data correta de acordo com suas opções

Agora que você agendou uma consulta, que tal tirar algumas dúvidas sobre saúde bucal?

Qual o melhor creme dental?

A qualidade de sua escova de dentes e a técnica de escovação são muito mais importantes que o tipo de pasta que você usa. Uma boa escovação pode ser feita tranquilamente até mesmo sem o uso de cremes dentais! Tirando o fato de que alguns cremes dentais favorecem a saúde do esmalte dental pois possuem cálcio e fluor em sua formulação, a escolha do creme não muda em nada a qualidade da escovação se ela for feita da forma correta.

O que é Profilaxia?

A profilaxia é uma espécie de limpeza dos dentes que pode ser feita de diversas formas pelo seu dentista. As duas modalidades mais conhecidas são as limpezas feitas com pastas abrasivas e as aplicações de jato de bicarbonato de cálcio. Estas técnicas de limpeza não prejudicam a estrutura dos dentes e colaboram com a remoção da sujeira acumulada.

Por que minha gengiva está sangrando?

É muito provável que você esteja enfrentando uma doença gengival. Estas doenças quase nunca apresentam sintomas de dor e por isto o paciente acaba não procurando seu dentista e isto pode fazer com que o quadro fique mais grave. Se sua gengiva sangra ao escovar os dentes ou passar o fio dental, se elas estão inchadas ou inflamadas, procure imediatamente seu dentista.

Qual escova dental eu compro?

Procure por escovais dentais macias, com cerdas de material de qualidade e cabeça pequena. O ideal é que a cabeça da escova cubra a área de dois dentes de cada vez. A maioria das escovas de dente do mercado são eficazes se o paciente realizar a escovação da forma correta. Não esqueça de enxaguar bem e secar a escova após a escovação. Desta forma ela fica livre de fungos e bactérias.

Devo usar fio ou fita dental?

Isso depende muito de cada paciente. Os pacientes com dentes muito grudados terão dificuldade de passar a fita dental entre eles. A fita por ter a superfície mais larga, remove mais resíduos e restos de alimentos que o fio dental. Caso seus dentes permitam a passagem da fita dental, fique com ela. Do contrário, utilize o velho e bom fio dental.

É verdade que devo escovar a língua?

É verdade! A língua possui pequenos furinhos utilizados para sentir o gosto dos alimentos. São as papilas gustativas. O acúmulo de resíduos nestas superfícies sofre um processo de fermentação e favorece a criação de bactérias quando não removidas geram a saburra lingual. Esta saburra é a maior causadora de mau hálito e estas bactérias podem se espalhar pela boca e dentes. É importantíssimo escovar a língua em todas as escovações.

O que é placa bacteriana? É o mesmo que tártaro?

A placa bacteriana é formada se o paciente não faz a escovação dental de forma correta. Se você não escova seus dentes após as refeições, a placa vai se acumulado e aumentando, favorecendo o aparecimento de cáries. A placa é uma massa de bactérias. O tártaro nada mais é que a placa bacteriana que sofreu processo de calcificação. Se você não remove a placa bacteriana com a escovação ela se transforma em tártaro e só poderá ser removida pelo dentista em consultório num procedimento chamado raspagem.

Os enxaguantes bucais combatem a placa bacteriana?

Os enxaguantes bucais não são páreo para a escova e o fio dental. Nossa boca possui muita saliva, e isso faz com que o enxaguante fique muito pouco tempo nela e não tenha tempo de entrar em ação. O chamado biofilme (placa bacteriana) é muito resistente e só é completamente removido com limpeza mecânica, a escova e o fio dental. Os bochechos químicos não tem força para quebrar sozinhos estes biofilmes.

O que é a temida Periodontite? Ela pode fazer com que eu perca os dentes?

Periodontite é uma doença causada por bactérias e como todas as doenças causadas por bactérias, é contagiosa. Passa de pessoa para pessoa. A causa mais normal é a escovação incorreta ou insuficiente que permite com que as bactérias se espalhem junto dos restos de alimento que você deixou nos dentes. O tratamento é feito com raspagens embaixo da gengiva e algumas vezes se usa antibióticos. A periodontite pode causar mobilidade dos dentes, e assim, você pode realmente perdê-los. Cuidado na escovação.