Gengivite – O que é esta doença e como evitar?

Gengivite – O que é esta doença e como evitar?

A gengivite é o processo inflamatório da gengiva quando ainda se apresenta em seu estágio inicial. A gengivite quando rapidamente diagnosticada tem um tratamento rápido, fácil e relativamente muito simples.

A causa desta inflamação está diretamente ao acúmulo da maior vilã que aterroriza seu sorriso: a Placa Bacteriana. A placa bacteriana é um biofilme (camada biológica viva) formado por bactérias que se depositam e se acumulam sobre os dentes. Quando passamos um longo período sem escovar os dentes, fazemos com que as bactérias e outras substâncias se acumulem na boca, causando um verdadeiro estrago em sua saúde bucal. Quando a placa bacteriana não é removida pelo ato da escovação, ela começa a produzir toxinas que irritam a mucosa gengival e desencadeia o processo chamado gengivite.

A gengivite, quando não é tratada, pode evoluir para uma Periodontite e causar graves e irreversíveis danos aos seus dentes e por consequência à sua saúde como um todo. A saúde começa pela boca.

Quais os sintomas da gengivite?

Os sintomas de gengivite são fáceis de identificar e você deve ficar atento a eles. Caso apresente algum destes sintomas, visite seu dentista para avaliar a necessidade de tratamento. Veja quais são eles:

  1. Vermelhidão na gengiva
  2. Gengiva inchada e sensível
  3. Sangramaento durante a escovação
  4. Retração gengival
  5. Bolsas entre os dentes e gengivas

Como fazer para previnir a gengivite?

Chega a ser repetitivo, mas é a verdade. Para previnir a gengivite, sua perfeita higiene oral é mais do que essencial. É obrigatória. Porém existem maneiras complementares de evitar este mal. São elas:

  1. Limpeza profissional em consultório – Raspagem
  2. Uso de fita ou fio dental
  3. Escovação correta
  4. Alimente-se de forma saudável
  5. Não fume cigarros ou qualquer tipo de tabaco
  6. Visite seu dentista ao menos a cada seis meses
calloutpost

Mora em Santos?

Agende uma avaliação odontológica conosco. Estamos localizados no coração do Gonzaga no prédio da Embelleze.

Cuide do Sorriso