Como limpar prótese protocolo

Como limpar prótese protocolo

É hora aprender como limpar prótese protocolo. Se você é um paciente que colocou implantes dentários com a prótese fixa de modelo protocolo de Branemark deve tomar muito cuidado com a higienização bucal. O objetivo de evitar os problemas de mau hálito e na pior das hipóteses, uma doença chamada Periimplantite, que é a infecção ao redor dos implantes que pode fazer com que ele apresente mobilidade ou até a perda definitiva dos mesmos.

Cuidados para limpar prótese protocolo

Os cuidados com o protocolo se resumem a remoção dos restos de alimentos que se depositam entre os implantes e a prótese. Também existe a precaução de acúmulo de material que pode criar a placa bacteriana na superfície do protocolo. Se enganam as pessoas que acham que dentes artificiais não retém placa bacteriana.

Existem diversos acessórios desenvolvidos especialmente para a higienização de próteses do tipo protocolo. A escova unitufo é confeccionada de forma a alcançar com facilidade e limpar esta região entre a prótese e o implante. Existe um modelo de fio dental que tem uma das pontas rígidas, com se fosse um fio de nylon. Esta ponta mais dura facilita a inserção do fio dental no local. A outra ponta do fio tem um formato de esponja que se expande e limpa toda a região com precisão e delicadeza. O passa fio também pode ser uma opção se você não encontrar o modelo anterior para limpar prótese protocolo.

Nos Estados Unidos é muito fácil encontrar um tipo de aparelho que emite jatos d’água com uma certa pressão que faz com que a água atinja os locais mais difíceis, ajudando a expelir a sujeira. No Brasil, infelizmente, é mais complicado achar este tipo de equipamento, embora já possam ser encontrados em algumas farmácias.

Como numa boca com dentes naturais, a escovação e o uso do fio dental são essenciais para cuidar das próteses de protocolo e devem ser feitas com a mesma frequência. O cuidado que se deve ter é com enxaguantes bucais e cremes dentais. Eles devem ser indicados pelo seu cirurgião dentista, pois alguns destes produtos podem ter componentes abrasivos. Produtos abrasivos prejudicam a durabilidade e qualidade da prótese. O importante é sempre limpar prótese protocolo.

 

O material da prótese protocolo requer cuidados?

A prótese protocolo normalmente é confeccionada com resina e porcelana. Apesar de serem resistentes e simular de forma quase perfeita o formato de dentes e gengivas, esse material pode manchar com alimentos compostos por alta pigmentação, como café, vinho e beterraba. É interessante que o paciente faça a higiene bucal logo após o consumo deste tipo de alimento.

A limpeza profissional das próteses protocolo faz parte do processo de prevenção de problemas e manutenção da durabilidade da peça e do tratamento como um todo. É recomendada a visita regular ao especialista em implantes a cada seis meses no mínimo.

Os cuidados com a higiene devem ser um pouco maiores nos primeiros meses após a cirurgia, mas não se deve relaxar na higiene só porque passou o tempo de cicatrização. Seus cuidados bucais vão influir diretamente no sucesso do tratamento e na durabilidade da prótese.

calloutpost

Mora em Santos?

Agende uma avaliação odontológica conosco. Estamos localizados no coração do Gonzaga no prédio da Embelleze.

Cuide do Sorriso