Pré-natal odontológico. Como e por que se cuidar na gravidez.

Pré-natal odontológico. Como e por que se cuidar na gravidez.

A importância do pré-natal odontológico

A emoção de ter um filho é algo indescritível e antes que o momento chegue nós, mamães, temos que nos preparar e nos informar de tudo que possa influenciar na saúde de nossa cria. Posso dizer por experiência própria que quando pensamos no desenvolvimento da face e do sorriso de nossos bebês, é importante que nos preocupemos com os primeiros meses e anos de vida da criança. O que poucos sabem é que o período de desenvolvimento intra-uterino também é muito relevante para que corra tudo bem neste quesito. E é neste momento que entra o pré-natal odontológico.

O pré-natal odontológico nada mais é que uma assistência às futuras mamães visando cuidar da sua própria saúde bucal e também um aconselhamento sobre o que irão enfrentar nos cuidados da saúde do bebê. O contato da mãe com seu dentista deve iniciar quando o bebê ainda está na sua barriga ou até mesmo antes de uma gravidez planejada.

É fato que a saúde bucal de seu filho dependerá da saúde bucal dos pais e de todo os membros da família e da casa. Nem as babás e cuidadores podem ficar de fora dessa. Por esse motivo, é imprescindível aconselhar que todas as futuras mamães considerem o pré-natal odontológico.

Quando você está grávida, as mudanças nas cargas hormonais podem maximizar os sinais de uma inflamação já existente na gengiva. Desta forma, então, se no começo da gravidez, a gengiva estiver sadia e os dentes forem mantidos muito bem higienizados, a atividade hormonal não irá alterar o a situação gengival. Se você comparecer regularmente ao seu dentista e participar de programas de conscientização através do pré-natal odontológico, a chance de ter problemas é quase nula.

O que mais preocupa é que as infecções bucais podem interferir na gravidez. As bactérias que provocam a inflamação gengival e periodontal, liberam toxinas que podem viajar pela corrente sanguínea e atingir a placenta, fazendo com que se produzam substâncias indesejáveis e perigosas para a gestação.

Os partos prematuros

O parto prematuro é um problema muito recorrente e com altas taxas de mortalidade de bebês logo após o nascimento. Estudos apontam uma forte relação entre infecções e o nascimento de bebês com peso abaixo do normal antes do término do período normal de gestação.

A doença periodontal é uma infecção que pode ser classificada, em linguagem menos técnica, como um reservatório de organismos e toxinas que podem se tornar perigosas para a unidade feto-placenta e prejudicar a gravidez.

É importante que a gestante mantenha um completo e correto acompanhamento de sua saúde bucal. Este procedimento, conhecido como pré-natal odontológico, pode prevenir e tratar problemas que possam influenciar em sua própria qualidade de vida, quanto a de seu bebê.

A Gestante no Dentista – Cuidados Preventivos

No período anterior ao nascimento, tanto para cuidar da saúde dos próprios bebês quanto deles próprios, os pais devem prestar muita atenção à saúde bucal. Doenças bucais podem ser transmitidas ao bebê pela saliva, dos beijinhos e até por meio de comportamentos equivocados como experimentar a colher de alimento da criança ou assoprar a comidinha quente.

A gestante precisa de mais atenção odontológica durante o decorrer da gravidez, dentro de um contexto preventivo, e é nesta fase que um acompanhamento mais sério se mostra necessário. Assim, se a mulher mantém uma alimentação balanceada e saudável, sem exageros em doces, não esquecendo de uma boa escovação e limpezas profissionais, quando visita regularmente o dentista, é bastante provável que não ocorram problemas de saúde bucal durante a gravidez

Hoje em dia, quando o conceito de estética está em alta, devemos lembrar que nada vale mais que uma boca saudável, livre de cáries e doenças da gengiva. Manter a saúde bucal com gengivas e dentes íntegros, preservando a perfeição e beleza de um lindo sorriso, é quase sempre possível e está ao alcance de todos.

calloutpost

Mora em Santos?

Agende uma avaliação odontológica conosco. Estamos localizados no coração do Gonzaga no prédio da Embelleze.

Cuide do Sorriso