10 dicas para evitar sensibilidade dental

10 dicas para evitar sensibilidade dental

O esmalte dental quando está em seu estado normal ou seja, mineralizado, ele tem força e impermeabilidade para se proteger das ações do dia a dia. O problema é que no decorrer da vida as pessoas colocam a resistência do esmalte à prova. Verdadeiros vilões podem prejudicar o esmalte dos dentes, como cáries, fraturas, alimentos e bebidas ácidas. A principal causa do aumento de sensibilidade dental é exatamente quando o esmalte do dente é corroído e ocorre a exposição da dentina.

Diversos fatores que ajudam a agredir o esmalte podem ser evitados com a mudança de alguns comportamentos do dia-a-dia.

O dente tem milhares de minúsculos canais que levam o nervo da polpa dental para a superfície e quando eles ficam expostos a dor aparece. Para quem apresenta Bruxismo o problema é ainda maior. Quando o paciente aperta os dentes, esta compressão estoura os prismas de esmalte fazendo com que a dentina seja exposta e iniciando a sensibilidade.

O tratamento de sensibilidade dental depende muito das causas, e existem muitos fatores que podem causar este problema. O diagnóstico deve ser dado por um cirurgião dentista que poderá indicar tratamentos como o laser de baixa potência, aplicação de flúor para colaborar com a mineralização do esmalte e da dentina, entre outros.

Mas antes de se falar em tratamentos é importante deixar claro que boa parte da sensibilidade dental é causada pelo desgaste do esmalte e pode ser prevenida com mudança nos hábitos diários do paciente.

 

Dicas para evitar a sensibilidade dental

Higiene bucal impecável e regular

A escovação correta e complementada com o uso de fio dental e a limpeza da língua favorece a saúde bucal e evita cáries. Sem cáries, o esmalte dental corre menos riscos

Clareamento somente com supervisão do dentista

No mercado é fácil encontrar cremes dentais, kits branqueadores e fitas adesivas que prometem fazer o clareamento dos dentes. Todos os tipos de clareamento devem ser recomendados e indicados por um dentista. Estas soluções caseiras, para quem já tem sensibilidade, são ainda piores e podem agravar o quadro. Clareamento eficaz e sem dor, somente com seu cirurgião dentista.

Escolha a escova correta

Embora você encontre diversos tipos de escovas dentais, é importante seguir esta dica à risca. Sua escova deve ter uma grande quantidade de cerdas ultra macias e de qualidade. Cabo reto e cerdas arredondadas são as mais indicadas também.

Cuidado com bebidas ácidas

Isotônicos, refrigerantes e energéticos são verdadeiros perigos para o esmalte dental. Até os sucos mais cítricos e ácidos fazem mal aos dentes. Para evitar o contato desta acidez com a superfície dos dentes, você pode ingerir estes produtos usando um canudinho. Tudo pela saúde bucal.

Não esqueça do chiclete em mãos

Mascar um chiclete sem açúcar após as refeições e antes da escovação ajuda a estimular a produção da saliva que neutraliza a acidez da boca. Esta é uma dica muito importante, pois quando você faz a escovação no momento em que a boca está com o pH desequilibrado, você leva a acidez aos dentes pela escova.

Gosta de salada? Cuidado com o Vinagre!!

O vinagre é um verdadeiro choque nos dentes sensíveis. Alta acidez que prejudica o esmalte. De preferência ao azeite e sal para temperar sua saladinha e não agrida o esmalte dos seus dentes.

Peça a indicação de um creme dental especial ao dentista

Seu dentista pode indicar produtos específicos para seu caso de sensibilidade. Os cremes que possuem agentes branqueadores são mais abrasivos e prejudicam a sensibilidade dental.

O uso do flúor

Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.

A força na escovação é determinante

Escovar os dentes não exige força e sim movimentos corretos aplicados com as ferramentas ideais. Se você pressionar demais os dentes, pode desgastar o esmalte e aumentar a sensibilidade dental. Posicione a escova a 45 graus para chegar mais fundo até a gengiva.

O Bruxismo é inimigo do esmalte

Se você apresenta sintomas de bruxismo, procure um dentista para tratar. A força aplicada ao ranger os dentes prejudica e muito o esmalte e causa sensibilidade dental

calloutpost

Mora em Santos?

Agende uma avaliação odontológica conosco. Estamos localizados no coração do Gonzaga no prédio da Embelleze.

Cuide do Sorriso