Bruxismo

Saiba tudo sobre bruxismo, suas causas e tratamentos. Conheça o que pode ser feito para evitar este mal.

O que você precisa saber?

Tire suas dúvidas sobre bruxismo e o que fazer para tratar

O que é bruxismo?

O bruxismo noturno é uma alteração funcional caracterizada pelo rangido ou aperto dos dentes durante o sono e tem característica involuntária. O bruxismo diurno é em movimento semi-voluntário. Normalmente esta alteração pode causar desgaste nos dentes, amolecimento dos dentes e até causar problemas ósseos, alterações na gengiva e nas articulações mandibulares.

Quais os sintomas que indicam bruxismo?

O principal sintoma do bruxismo é o próprio ranger dos dentes. Pacientes com bruxismo podem ranger os dentes tão alto ao ponto de incomodar quem está ao seu redor. O bruxismo apresenta diversos outros sintomas como dentes lascados e achatados, fraturas, desgaste do esmalte dental, dor na mandíbula, dores musculares no pescoço, dores de cabeça, sensibilidade dental entre outros.

Bruxismo é perigoso se eu não tratar?

Um paciente com bruxismo pode ter seus dentes completamente desgastados pela força aplicada involuntariamente. Os dentes com o tempo podem apresentar sensibilidade a frio ou calor, pois com o desgaste do esmalte existe a exposição de camadas mais internas que protegem o dente. O tratamento do bruxismo é muito importante para manter sua saúde bucal e principalmente sua qualidade de vida.

Quais as causas do bruxismo?

Ainda não existe certeza quanto às causas do bruxismo, porém ele está fortemente ligado aos níveis de stress, ansiedade e tensão do paciente e pode acometer pessoas de qualquer idade. Às vezes, o bruxismo pode estar associado a problemas de oclusão dos dentes e outros fatores como substâncias estimulantes. O álcool, cigarro e a cafeína podem ajudar a aumentar o risco de bruxismo.

Como faço para tratar o bruxismo?

O tratamento do bruxismo é prescrito pelo seu dentista e normalmente é feito após um diagnóstico que depende do relato do paciente e análise dos sintomas. Por muito tempo terapia mais utilizada para o bruxismo era o uso de placas moldadadas no formato dos dentes do paciente e usadas à noite, durante o sono. Atualmente, o bruxismo vem sendo combatido por uma das técnicas mais modernas da odontologia: A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como Botox, no músculo da mastigação. Este tratamento visa amenizar os sintomas e proteger os dentes do desgaste que o bruxismo causa. Outros tratamentos paralelos como psicanálise, fisioterapia e fonoaudiologia podem aliviar as prováveis causas do bruxismo.

Em qual idade o bruxismo se manifesta?

O bruxismo pode acometer pessoas de qualquer idade. Estima-se que o bruxismo pode estar presente em 15% da população infantil e em 5% da população adulta, o que pode indicar que a partir do avanço da idade o cenário de ocorrência de bruxismo pode reduzir. O importante é um bom diagnóstico e o início do tratamento. Consulte seu dentista com regularidade e cuide de sua saúde bucal.

Agende uma Avaliação

Para tratamento de bruxismo por dentistas especializados no Gonzaga em Santos

Se preferir LIGUE já para (13) 3022-0292