Aparelho Fixo

Saiba tudo sobre aparelho fixo e quando é indicado o seu uso.

O que você precisa saber?

Tire suas dúvidas sobre aparelhos fixos e os benefícios para seu sorriso e saúde bucal

Posso aplicar o aparelho fixo por conta própria?

Absolutamente não! O tratamento ortodôntico é coisa séria e só pode ser aplicado por profissionais capacitados. Quando um paciente aplica um aparelho fixo por conta própria para ficar “na moda” ou para imitar os amigos, pode estar causando sério danos aos seus dentes e funções da face. A pessoa pode até perder os dentes devido a movimentação equivocada dos dentes. Muito cuidado. Saúde bucal é coisa séria!

Quanto tempo demora o tratamento com aparelho fixo?

A duração do tratamento ortodôntico pode variar de paciente para paciente. A técnica do profissional e as escolhas que ele irá tomar podem determinar o curso do tratamento. Desde que o paciente não falte às consultas, um tratamento pode durar em média de dois a três anos.

Quais os cuidados necessários para usar aparelho fixo?

Além do cuidado redobrado com a higiene, o paciente deve tomar cuidado com a alimentação, evitando o consumo de caramelos que possam grudar, alimentos duros como torresmo, e muito açucarados como balas e chicletes.

Usar aparelho fixo dói ou machuca a boca?

No início do tratamento, os lábios e as bochechas ainda não estão acostumados com a presença dos bráquetes. Neste período pode ser necessário o uso de cera de proteção contra aftas. A dor proveniente da tensão aplicada aos dentes é normal no tratamento mas é facilmente assimilada pelo paciente com o tempo. É uma questão de costume e determinação em busca de um lindo sorriso.

Quem pode usar aparelho fixo?

Qualquer pessoa que receba a indicação de um tratamento ortodôntico pode usar aparelho desde que tenha uma perfeita saúde bucal, com dentes livres de cáries e doenças periodontais. A necessidade e o momento do início do tratamento são definidos por seu ortodontista.

Posso usar aparelho fixo sem extrair dentes?

Nem todo tratamento ortodôntico requer a extração de dentes. Isto só será necessário caso não haja espaço para acomodar todos os dentes. Esta decisão é do ortodontista baseado no estudo do seu caso e na documentação ortodôntica.

Aparelho fixo causa cáries ou manchas nos dentes?

Se o paciente realizar a escovação e limpeza de forma correta não terá problemas com cáries ou manchas. É importante efetuar a higienização dos dentes mesmo com a dificuldade imposta pela presença do aparelho. Limpe bem em volta dos bráquetes e tome mais cuidado com a área da gengiva.

Agende uma Avaliação

Para ortodontia e aparelhos fixos com dentistas especializados no Gonzaga em Santos

Se preferir LIGUE já para (13) 3022-0292