Periodontia (Raspagem)

Conheça tudo sobre Raspagem Radicular, o mais popular tratamento da periodontia. Saiba mais sobre técnicas, indicações e precauções.

O que você precisa saber?

Tire suas dúvidas sobre periodontia, os tipos de raspagem e em quais casos cada um deles é indicado.

O que é Periodontia?

A periodontia é a área da odontologia que cuida dos tecidos que sustentam e protegem os dentes. Basicamente, a periodontia atua diretamente na prevenção e tratamento das doenças chamadas periodontais. É a especialidade que cuida das gengivas e dos ossos dão estabilidade e firmeza aos dentes. A periodontia é muito importante, uma vez que pode evitar a perda de seus dentes.

Quais os tipos de raspagem?

A raspagem dental pode ocorrer acima e abaixo da margem da gengiva. Quando a raspagem é feita por baixo da gengiva, é chamada de sub-gengival. Normalmente o procedimento de raspagem é feito sem a necessidade de cirurgia. Em alguns casos a cirurgia pode ser necessária para facilitar o acesso às raizes que os instrumentos não alcançam.

O que acontece se eu não fizer a raspagem quando indicado?

A raspagem radicular é indicada quando os níveis de tártaro depositados oferecem perigo a saúde de sua gengiva. Se o seu dentista indicar o tratamento periodontal é porque existe o risco de evolução da doença para um grau que possa ocasionar inclusive a perda de seus dentes. É muito importante que você siga exatamente a recomendação do profissional que lhe indicou o tratamento.

A doença periodontal é perigosa?

Os problemas periodontais são os maiores responsáveis pela perda de dentes em adultos. A doença periodontal se trata de uma infecção bacteriana que afetam as gengivas e os tecidos que “seguram”os desntes. Ocorre a formação de um espaço entre o dente e gengiva (bolsa periodontal) que facilita o acúmulo de restos de alimentos e proliferação de bactérias.

Vou sentir dor no tratamento periodontal?

Geralmente não. A dor pode ocorrer caso o tecido gengival esteja muito inflamado ou quando existe exposição da raiz. Mesmo assim, os procedimentos anestésicos visam um tratamento periodontal sem dor. De acordo com o nível de deposição do tártaro, pode ser necessário que o tratamento seja feito em mais de uma sessão. Consulte seu dentista regularmente.

Posso fazer a raspagem periodontal em casa?

A melhor maneira de evitar a doença periodontal é o uso do fio dental no momento de todas as escovações do dia. Este procedimento remove os restos de alimentos, evita a placa bacteriana e a sedimentação de tártaro bucal. Porém, se estes processos higiênicos não forem seguidos, você pode precisar de raspagem profissional e este tipo de raspagem só pode ser feito em consultório.

Agende uma Avaliação

Para tratamentos periodontais e outros tratamentos odontológicos em Santos

Se preferir LIGUE já para (13) 3022-0292