Prótese Parcial Fixa

Saiba tudo sobre prótese parcial fixa e quando é necessário seu uso.

O que você precisa saber?

Tire suas dúvidas sobre prótese parcial fixa e seus benefícios para seu sorriso

O que é a prótese parcial fixa?

A prótese parcial fixa é um tipo de restauração que visa restabelecer total ou parcialmente a coroa de um dente que teve seu canal tratado. Quando se trata de apenas um dente, chamamos de prótese unitária, e quando se trata de dois ou mais dentes adjacentes, chamamos de prótese parcial fixa, popularmente conhecida como ponte fixa. São chamadas de fixas pois não podem ser removidas pelo paciente.

Quanto dura uma prótese parcial fixa?

A durabilidade de uma prótese parcial fixa depende muito de vários fatores. O bom planejamento prévio, a técnica e os materiais usados. A higiene do paciente também afeta a durabilidade da prótese. A vida média das próteses fixas, caso o paciente faça a correta higienização e acompanhamento periódico com o dentista, é de mais ou menos cinco anos dependendo do material escolhido.

Como fica a higiene com a prótese fixa?

As próteses fixas quando bem moldadas e adaptadas funcionam como dentes naturais e sua higiene requer do paciente os mesmos cuidados: Uma boa escovação com técnica e periodicidade corretas. Os pacientes com pontes fixas necessitam da ajuda do passador de fio dental para conseguir limpar entre a gengiva e os dentes artificiais. A falta de cuidado com as próteses pode permitir a retenção de restos de alimento causando inflamação das gengivas e mau hálito.

Qual o material da prótese parcial fixa?

As próteses parciais fixas podem ser somente de materiais metálicos, podem ser feitas de material metálico e revestidas por um material estético composto de plástico ou cerâmica na cor dos dentes, podem ser as chamadas “metal-free” compostas apenas de cerâmica ou até de materiais como resina e plástico especial. A utilização e indicação de cada tipo de material depende da análise de seu dentista e do orçamento do paciente.

Por que substituir um dente perdido por uma prótese?

A falta de um dente interfere em vários momentos do dia-a-dia do paciente. Afeta a fala, a mastigação e a respiração, isso sem falar no fator estético e de auto estima. A prótese parcial fixa é uma alternativa para substituir dentes perdidos para reduzir a perda de espaço deixado pelo dente que foi perdido ou retirado. A prótese mais utilizada tem uma estrutura metálica coberta por porcelana e fica imperceptível.

O resultado estético da prótese parcial fixa é bom?

O resultado estético após a colocação de uma prótese parcial fixa é geralmente muito bom. Existem alguns casos em que ocorre perda óssea e a dificuldade de se obter um resultado estético perfeito. Neste caso a prioridade é restabelecer a mastigação, depois a durabilidade da prótese e por último se pensa na estética.

Agende uma Avaliação

Para colocação de prótese parcial fixa por dentistas especializados no Gonzaga em Santos

Se preferir LIGUE já para (13) 3022-0292